quarta-feira, 29 de agosto de 2012

30º


30º Desafio

O Amor traz Unidade

Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 
 João 17:11


Estamos nos aproximando da reta final dos 40 desafios, e mais do que nunca, toda a clara verdade sobre a natureza do casamento e a pratica do amor incondicional por nosso cônjuge tem se revelado de forma simples e objetiva.
Durante o desafio não há como distanciar-se da reflexão religiosa que o autor nos traz por sua convicção. Seja qual for a religião praticada por quem decidiu desafiar-se, a bíblia é posta como livro guia para compreender a natureza maior deste desafio. Entender, compreender e comprometer-se com o casamento.
Uma vez decididos a unir-se em matrimonio a outra pessoa, ainda que com todas as diferenças da individualidade, decidiu-se pela unidade do casamento. E aqui, voltamos as premissas bíblicas apresentadas pelo autor.
Através da instituição do casamento Deus nos permite experimentar a unidade divina, como uma das características que nos deu ao fazer-nos Sua imagem e semelhança.  Desde o inicio da narrativa bíblica, vemos a presença única de Deus, Filho e Espírito Santo. E é esta unidade divina, que ele nos dá experimentar no casamento. Ao tornarmo-nos uma só carne, somos também um, ainda que dois. Ainda que tenhamos nossas necessidades individuais, é nos dada a oportunidade de em amor, priorizar a necessidade do outro, sem nos sentirmos preteridos. É dada a nós a oportunidade de nos alegrarmos do êxito do outro, pois nele também temos nosso êxito.  Assim como Deus se compraz nas atitudes de Seu Filho, e assim como o Espírito Santo se alegra na glorificação de Deus.
Ao compreendermos a natureza divina da união com nosso cônjuge, podemos compreender nosso compromisso para com o outro, como um compromisso único conosco.  Nossas necessidades e anseios pessoais só serão completamente atendidas e saciadas quando a do outro o forem, é essa a real natureza do casamento. A unidade é o único meio de conseguirmos a felicidade e alegria individual, uma vez unidos em casamento, a alegria individual jamais será completa, plena, sem que o outro também a tenha. Quando compreendemos isto e nos tornamos instrumento para a alegria de nosso cônjuge, comprometendo-nos com a natureza da unidade do casamento, atingimos a sabedoria necessária para nos manter atentos as necessidades desta unidade.
Neste desafio o autor afirma que a unidade é inquebrável e infinita, (Genesis 2:24) e (Marcos 10:9) e é esta a natureza espiritual do casamento. Ele nos convida, esposos e esposas a refletir sobre o que aconteceria se estabelecêssemos como nossa missão individual fazer todo o possível para promover a proximidade de coração com nosso cônjuge. A pensarmos sobre o que aconteceria se estivéssemos atentos a tudo que tenta atacar nosso casamento, se tratássemos como câncer, veneno, inimigo tudo o que ameaça a unidade de nosso relacionamento.
O autor nos convida a pensar sobre como seria se nos dispuséssemos a jamais permitir que nossa unidade fosse destruída, e nos exorta a amar aquele(a) que é nosso corpo, nossa carne, que tem necessidades que não podem ser separadas de nossas próprias necessidades, a honrar este(a) que ao ser elevado no pedestal do nosso amor, eleva também a nós.

Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 

30º Desafio

O Amor traz Unidade

O que ainda ameaça a unidade do meu casamento?

Hoje faça-se esta pergunta, e coloque-se disposto a encontrar e eliminar este inimigo do seu casamento.

Ainda que seja necessária uma ação a longo prazo, comece hoje a luta pela unidade do seu casamento.

Trace um plano diário, ore, planeje-se, e assim como um soldado em batalha, não descanse. Vigie, mantenha-se atento, diariamente, pronto a reagir, e a agir.

Se preciso busque um aliado, quando possível fale com seu cônjuge, e converse amorosamente sobre a ameaça e sua disposição em manter a unidade do casamento a salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário