domingo, 26 de agosto de 2012

28º


28º Desafio

O Amor se Sacrifica


Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1João 3:16

“Ela só reclama. É eu chegar em casa e ela começa a lamuriar-se.”
“Ele fica horas no bar. Diz que precisa relaxar e que em casa não consegue.”
“Ela podia reclamar menos e me ajudar mais. Será que não vê que estou cansado? Ela passou o dia em casa eu não.”
“Ele podia me ajudar mais. Tudo sou eu nesta casa. Eu também trabalho, e ainda tenho que cuidar da casa, das crianças, da comida, da roupa. Custa ajudar?!”
Passaria o dia todo listando todas as “justas” reclamações comuns a grande maioria dos casais. E ainda assim, seria possível que você lê-se se identificasse e ainda acrescentasse mais algumas. Seria uma lista infinita, tenho certeza.
No entanto, quem escolheu desafiar-se a praticar o amor incondicional, a experimentar uma transformação real em seu casamento, e a exercer uma vida conjugal plena e saudável não se aterá a identificar-se com as “reclamações” acima, mas já terá na ponta da língua a pergunta: O que eu devo fazer pelo meu casamento hoje?
Esta é a pergunta que devemos praticar diariamente. Se a mantivermos no foco de nossos pensamentos, certamente estaremos no sentido certo pela busca do casamento que desejamos e decidimos viver.
O desafio de hoje toca em um aspecto humano muito comum e básico, o egoísmo, ele é natural a toda a raça humana, há quem dê  a ele o crédito por nossa sobrevivência e constante evolução. Bem, neste caso em especial somamos alguns aspectos ao senso de egoísmo do ser humano. Acrescentamos ao egoísmo nosso egocentrismo, isso mesmo, nossa obsessão humana de crer que o “mundo gira em torno do nosso umbigo”.
É natural a nós, é da raça humana, não se sinta o único a “sofrer” deste mal, lamento informar.
Todos nós acreditamos que nossas dores são maiores que as dos outros, nossos problemas mais complicados, nossos dramas mais ricos em detalhes, nossos dias mais longos, nossos chefes mais difíceis, nossos cônjuges mais incompreensivos, nossos filhos mais travessos, e novamente nos deparamos a uma lista infinita em possibilidades.
Passamos tanto tempo supervalorizando nossos “dramas” , vivendo o papel de vítimas de nossas vidas que paramos de olhar a nossa volta. Aliás, desculpe, olhamos sim, mas quando olhamos vemos nossos algozes. Olhamos para acrescentar ainda mais sofrimento a nossa saga, olhamos para buscar responsáveis por nossas mazelas.
E enquanto nos afogamos neste posso de autopiedade e egoísmo, nosso casamento se transforma em um muro de lamentações, onde todos tem de que se queixar, e o que é pior, este muro acaba por separar-nos, cada um lamentando do seu lado, sem sequer erguer os olhos e dar alguma atenção a lamentação do outro.
Quando o título do desafio se refere a sacrifício, ele não quer dizer que você deva se martirizar, antes deve em amor estar atento as necessidades do seu cônjuge.
O amor incondicional mantém-se atento e antecipa-se na ajuda a seu cônjuge. Ele não espera o pedido de ajuda, mas põe-se pronto a ajudar.
Quando estamos sintonizados em nosso relacionamento e mantemos nosso foco e atenção as necessidades de nosso casamento estamos sempre um passo a frente, preparados para suprir estas necessidades, preparados para nos superarmos em nossa condição humana limitada e egoísta.
O autor nos dá o versículo de Mateus 25: 35-36 como referencia a algumas das necessidades comuns ao casamento, que relaciono abaixo:
Ele sente “fome” – precisa de você sexualmente mesmo quando você não está a fim?
Ela tem “sede” – anseia pelo tempo e pela atenção que você dá a todas as outras pessoas?
Ele parece um “estranho” – inseguro no trabalho, precisando que o lar seja um refúgio e um santuário?
Ela está “nua” – assustada ou envergonhada, desesperada pela proteção da afirmação do seu amor?
Ele se sente “doente” – fisicamente cansado e precisando que você o afaste das perturbações?
Ela se sente em uma “prisão” – temerosa e deprimida, precisando de alguma segurança e intervenção?
O amor incondicional está pronto a prestar auxilio, pois tem seu foco nas necessidades de seu cônjuge e não exclusivamente nas suas. Este é o sacrifício a que se refere o desafio de hoje.
  
Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 


28º Desafio

O Amor se Sacrifica

Como posso ajudá-lo?

Parece frase de telemarketing, ou aquelas estampadas em camisetas de funcionários de Home Center.

Pois é, simples assim. Todas as necessidades humanas são atendidas por uma frase simples, que traduz a atitude, que revela o compromisso básico, que diz pura e simplesmente:

Estou aqui, estou te ouvindo, e estou totalmente comprometido em fazer o que puder para ajudá-lo.

Você é capaz de amar seu cônjuge ao ponto de focar sua atenção as necessidades dele, e não as suas em primeiro lugar?

Isto fere seu amor próprio? Você se lembra dos desafios que o levaram a refletir sobre sua responsabilidade pessoal, sobre a pratica do amor incondicional, sobre a nobreza do amor, sobre a fidelidade do amor, sobre a capacidade de perdão e sobre a fonte do amor verdadeiro?

E então, pronto para seguir com o desafio?

Então ore, peça ajuda ao seu Deus para que possa exercer o amor incondicional que você decidiu viver. Peça ajuda para colocar-se em segundo lugar e para hoje através de um ato de amor, corajoso que se sacrifica, suprir a maior necessidade de seu cônjuge.

Proponha-se a satisfazer esta necessidade seja ela pequena ou grande, faça o que você puder.

Tome a iniciativa e tenha sempre na ponta da linha a pergunta:

Como posso ajudá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário