sexta-feira, 10 de agosto de 2012

12º


12º Desafio

O Amor Deixa o Outro Vencer

Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Filipenses 2:4

Embora muitas vezes a idéia de casamento surja da sensação de afinidade, quase que total, entre duas pessoas que se amam, e que então decidem compartilhar uma vida juntos. Ao longo de todo o relacionamento as diferenças surgem e se destacam sendo quase sempre motivo de discórdia.

Interessante percebermos que estas diferenças sejam mais latentes, com o passar dos anos de vida conjugal. Por vezes, culpamos o tempo por nosso cônjuge estar “cada vez mais teimoso”, “a cada dia que passa mais turrona”; quando na verdade o que mudou não foi a opinião do nosso cônjuge ou a veemência com que ele a defende. Normalmente o que muda é nosso comportamento diante das diferenças.

No inicio do relacionamento a diferença surge como um “Q” a mais. Como um fiel da balança, como o complemento de nós, no outro. No inicio do relacionamento, abrimos mão de nossas opiniões, porque não julgamos tão importante a ponto de fazer disso um “campo de batalhas”.

Assistimos ao filme que ele prefere, vamos às compras para acompanhá-la, e tudo está bem, o importante é estar ao lado de quem amamos. Encerramos uma discussão antes que se acalore com a simples expressão, “não vamos brigar por isso”. A flexibilidade é sempre presente aos jovens relacionamentos. E pasmem, aos maduros também.

Vencer uma discussão, fazer valer sua vontade, estas são atitudes que corroboram o comportamento de um casamento onde impera o egoísmo, a rivalidade e a falta de amor.

Hoje li um sábio conselho vindo da esposa de um casamento sólido e duradouro, ao perguntar qual o segredo do amor maduro, me referindo aos casamentos que vencem o tempo com amor, ela afirmou sem medo de errar: “Perdoar muitas vezes.”

Acredito que mais do que o significado puro e simples da palavra perdoar, esta frase traga em si a flexibilidade necessária a quem decide viver o amor incondicional.

Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 





12º Desafio

O Amor Deixa o Outro Vencer

Prefiro ser feliz, a ter razão”

Mais uma vez recorro ao ditado popular para iniciar nosso desafio diário.

O desafio de hoje, cotidianamente nos parece impossível, por isso é um desafio, e ao praticá-lo você se lembrará o quanto ele era fácil no inicio do relacionamento.

Só por hoje, escolha ceder em algo que você e seu cônjuge discordam. E diga isso a ele, diga que a preferência dele vem em primeiro lugar.

Ao praticar este desafio, você se surpreenderá com a sensação de “frescor” dada a sua visão do seu relacionamento.

Será possível sentir o quão leve o dia ficará por você ter decidido, no lugar de discordar, ceder.

Hoje pratique a flexibilidade.

E antes que você me pergunte, “mas terei de ser alguém sem opinião, uma sombra do meu cônjuge?”.

Não, o autor nos diz que se fossemos duas pessoas iguais, com as mesmas opiniões, seriamos então desnecessários um ao outro. A riqueza do casamento está no equilíbrio entre duas pessoas com opiniões diferentes, é esta diferença que traz o equilíbrio.

Ao decidir ceder você não o fará porque deixou de ter sua própria opinião, mas o fará porque pesará o valor entre seu casamento e a sua opinião.

Isso não quer dizer que o seu cônjuge está necessariamente certo, mas significa que você estará levando sua preferência em consideração, porque o ama e o valoriza.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário