quarta-feira, 15 de agosto de 2012

17º


17º Desafio

O Amor traz Intimidade

Aquele que cobre uma ofensa promove o amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. Provérbios 17:9

Constantemente afirmo que temos ciúmes dos defeitos de quem amamos. Acredito nisso ao observar como a grande maioria das pessoas se comporta, eu posso criticar meu irmão, outra pessoa não.  Esta é uma atitude de intimidade, conhecer uma pessoa tão profundamente e amá-la de forma tal a proteger seus erros, seus defeitos, seus segredos.
Superando todos os laços familiares, o casamento é a relação de maior intimidade entre duas pessoas.
A construção desta intimidade é algo muitas vezes conflitante para o casal, deve-se considerar que duas pessoas com histórias de vida diferente se unem e começam a viver de uma maneira tão próxima  capaz de revelar todos os aspectos da personalidade de cada um. Ressaltar defeitos, expor erros e fraquezas.
Por vezes o conhecimento intimo do outro é usado como “arma” em brigas e discussões, ferimos a confiança do nosso cônjuge quando demonstramos a ele que não respeitamos seus segredos. E sem confiança um casamento está seriamente ferido.
Hoje somos desafiados a demonstrar ao nosso cônjuge que ele pode confiar em nós, que nossa intimidade é segura, e que juntos estamos a salvo de todas as intempéries que possam assolar nosso casamento.
Não cabe a nós criticar ou corrigir os erros, segredos e falhas de nosso cônjuge, cabe a nós apenas aceitá-los. Devemos dar ao nosso cônjuge a segurança de que o ouviremos.
Neste desafio o autor nos dá o exemplo do amor praticado por Deus, que conhece todos os nossos segredos e ainda assim nos ama e nos aceita como somos.
Talvez em algum momento durante seu casamento, você tenha dado ao seu cônjuge a sensação de não poder confiar em você, a sensação de que você não respeita seus segredos e erros, mas que os critica e hostiliza. Portanto não espere que de imediato seu cônjuge lhe confie algo. Aguarde, reconstrua um ambiente em que ele se sinta seguro para voltar a confiar. Seu cônjuge precisa saber que está seguro ao seu lado.
Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 




17º Desafio

O Amor traz Intimidade

Ter intimidade com seu cônjuge vai muito além do físico. Quando falamos de intimidade conjugal falamos na intimidade mais profunda que pode existir entre duas pessoas.

O desafio de hoje propõe que se busque a intimidade aceitando seu cônjuge com seus erros, defeitos e falhas. Fazendo com que ele se sinta seguro, aceito, amado da maneira que é.

Esta é a intimidade sugerida pelo desafio de amar.

Quão intimo você é do seu cônjuge? Você conhece e guarda seus segredos, ou os usa como base para criticas e infindáveis tentativas de transformá-lo em uma pessoa diferente?

Hoje, pratique a intimidade, protegendo seu cônjuge e tudo o que ele traz consigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário