terça-feira, 28 de agosto de 2012


29º Desafio

A Motivação do Amor

Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.  Efésios 6:7

Como praticar o amor incondicional se meu cônjuge não me motiva a amá-lo?!
Quando iniciamos os desafios nos questionamos o tempo todo, porque temos de nos esforçar a amar alguém que parece não merecer este amor, este esforço.
No entanto durante todo o desafio somos motivados a exercer o amor incondicional, o amor que não espera retorno e que se dedica por decisão de amar, e não por encontrar motivação para isso.
Há alguns desafios atrás falamos sobre a fonte do amor, vimos que não temos capacidade para exercer o amor incondicional se não o buscarmos em Deus.
Aqui novamente falamos sobre esta verdade da natureza do amor incondicional. O autor nos diz que nós também não somos merecedores do amor de Deus e que ainda assim ele o dedica a nós. E é desta forma que somos desafiados a amar nosso cônjuge.
O autor nos fala ainda sobre uma verdade do casamento, seja ele saudável ou não, muitos serão os momentos em que nosso cônjuge não nos motivará a amá-lo, muito pelo contrário, teremos sempre a nossa disposição motivos mil para não fazê-lo. Já as motivações, estas terão de ser “garimpadas” buscadas.
Temos, de em primeiro lugar, nos lembrar do compromissos que assumimos ao nos desafiar, buscamos aprender a exercer o amor incondicional em nosso relacionamento. Entendendo que esta pratica é racional, e que temos de decidir diariamente amar nosso cônjuge.  Tendo isto em mente, devemos nos lembrar que o amor incondicional ama “apesar de” e não por “causa de”.
Muitos serão os dias em que nosso cônjuge mau humorado, estressado, cansado ou por puro egoísmo nos fará pensar em desistir de amá-lo. Nos fará pensar, “eu não mereço isso”. E aqui teremos de nos lembrar de nossa decisão e buscar então formas de exercer o amor incondicional.
O autor nos lembra que o amor que nos exige o casamento o é exigido por nós, e não é dependente da gentileza ou conveniência do nosso cônjuge. Ele nos coloca os versículos de Efésios 5:25 (para os maridos) e Colossenses 3:18 (para as esposas). Que falam sobre nosso compromisso de exercer o amor como ele nos é apresentado por Deus, e não como é merecido por nosso cônjuge.
Praticar o amor ainda que não haja motivação para fazê-lo é a real motivação do amor incondicional. Veja o 10º Desafio.

Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 

29º Desafio

A Motivação do Amor

Como amar alguém que não merece?!

Deus o faz diariamente por você, por mim e por nossos cônjuges.

Deus nos ama sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8

Independente do merecimento do seu cônjuge, há 29 dias você tem decidido amá-lo incondicionalmente, e hoje o fará mais uma vez.

Ore por seu casamento, ore por seu cônjuge e por suas necessidades. Diga a ele que o ama, com suas palavras, ainda que isto te pareça difícil de dizer. Agradeça a Deus por ele ter lhe dado o privilégio de escolher amar esta pessoa incondicionalmente assim como Ele tem feito por nós.

Continue praticando o amor incondicional, no exercício da paciência, da bondade, da dedicação, da atenção, do respeito, do carinho, da gratidão, do orgulho amoroso, do entusiasmo, do cuidado, da disposição, da justiça, do prazer, da honra, da interseção, da intimidade, do entendimento, da intervenção, da conversão, do crescimento, da fidelidade, da proteção, da coragem, do perdão, da responsabilidade, do encorajamento e do sacrifício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário