sábado, 1 de setembro de 2012

33º


33º Desafio

O Amor Completa o Outro
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Eclesiastes 4:11

Lembra-se do 7º desafio?!
Segundo o autor, que tem como base para o livro os princípios bíblicos do casamento, Deus criou o matrimonio para que homens e mulheres pudessem se completar.
O principio de unir duas pessoas em uma só carne, é tão amplo que rende-nos diversos capítulos deste livro. E aos poucos percebemos que cada um dos desafios, isoladamente nos prepara e nos leva a  unidade conjugal.
Ao longo do casamento, as diferenças que nos definem como pessoas, únicas e especiais, por vezes se ressaltam como pontos de conflito. Nossas características únicas, nosso modos de pensar, nossa maneira de agir e reagir, com o tempo são agravados e ressaltados como defeitos, incômodos ao cônjuge. E vice versa. Da mesma maneira começamos a nos incomodar com diversas características do comportamento do nosso parceiro.
Quando, no entanto, paramos para refletir alguns instantes,  ao alterarmos a lente e aplicarmos nela o prisma do amor que aprendemos aqui,é possível descobrir que este, hoje defeitos, foram um dia as qualidades que nos levaram a esta união. Quando não, são as qualidades que necessitamos em nós.
 O principio da unidade nos diz que completamo-nos um ao outro no casamento. Este é o aspecto complementar do casamento, onde um cônjuge exerce a figura terna e apaziguadora, o outro é rígido e disciplinador, enquanto um é econômico e poupador o outro é generoso. São muitas as formas em que um completa o outro.
Este é o principio simples da unidade do casamento como agente da harmonia familiar, responsável pelo formação de um lar saudável para o desenvolvimento de filhos seguros e amados.
Exercer esta unidade em todos os aspectos é um dos princípios do desafio que nos propomos aqui. E para isso precisamos reaprender a olhar para o nosso cônjuge. Precisamos entender que podemos sim olhar de forma diferente, valorizadora e grata pelos aspectos de sua personalidade que completam a nossa.
Como indivíduos, não somos seres completos e perfeitos, mas no casamento podemos atingir a plenitude ao compreender nossa necessidade de sermos completos por nosso cônjuge, assim como devemos ser generosos ao completá-lo. Isto é ser uma só carne.
O autor encerra este desafio dizendo que: “Juntos, vocês são melhores do que sozinhos. Vocês precisam um do outro. Vocês se completam.”
Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 

33º Desafio

O Amor Completa um ao Outro

Quando seu esposo cair, você encontrará forças para erguê-lo.
Quando sua esposa se entristecer, você terá alegria para fazê-la sorrir.
Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, até que a morte os separe.
O casamento nos faz um.
E como um, não é possível termos apenas a visão de um dos cônjuges como privilegiada e certa. A unidade complementar, nos ensina a importância de participar, de incluir, de partilhar decisões, desejos, sonhos, ideias...
Não ignore os pontos de vista do seu cônjuge, antes aprenda a olhar pelos olhos dele. Pondere os dois pontos de vista e busque o bem comum.
Faça com que ele(a) saiba que é importante para todas as decisão da sua vida, que você precisa de seu conselho, de seu ponto de vista, de sua participação.
Pense sobre as decisões futuras que vocês podem tomar juntos. Exerça a unidade complementar do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário