terça-feira, 4 de setembro de 2012

36º


36º Desafio

O Amor é a Palavra de Deus
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

O Desafio de Amar foi escrito a luz da Bíblia, tendo sua base no cristianismo e por isso, ao longo dos 40 desafios somos convidados a conduzir nossos casamentos, e nossas vidas pela ética Cristã, e pela entrega de nossas vidas a Deus, como única fonte de amor incondicional, verdadeiro e eterno.
Ao nos aproximarmos da conclusão dos desafios, a intimidade com Deus e nosso cônjuge através de nossas atitudes começam a se mostrar uma coisa só. São muitos os trechos bíblicos em que ilustra-se o relacionamento de Deus com seu povo, com sua igreja, como o relacionamento entre marido e esposa. Portanto podemos dizer que o relacionamento humano de maior intimidade e maior semelhança ao relacionamento do ser humano com Deus é o casamento.
É importante que entendamos esta visão do autor, independente da religião que professemos, para que possamos compreender a intenção do autor de nos trazer ferramentas que nos transforme em “sacerdotes” do nosso lar, trazendo-nos a responsabilidade pela saúde de nossa família no seu aspecto mais amplo, abrangendo-o principalmente em seu principio espiritual, sendo este a base para todas as outras áreas da vida conjugal e familiar.
Ao entendermos este intuito trazido pelo autor ao longo dos 40 desafios podemos discernir a forma como estas ferramentas apresentadas podem ser inseridas em nossa vida, de forma consciente e responsável. Pois passamos a ter a real visão de nossos papeis na construção de um lar onde habite o amor incondicional, a intimidade, a responsabilidade e o respeito.
Hoje somos convidados a ter na Bíblia nosso guia de conduta, nosso conselheiro, nosso companheiro dos desafios diários.
Ler a Bíblia diariamente e fazer deste hábito o primeiro de outros que estão relacionados a mudança que este nos trará.
Se ainda não temos este hábito, devemos nos comprometer com ele, e se possível, fazê-lo junto ao nosso cônjuge. No inicio ou no final do dia, como devocional ou agradecimento pelo que se viveu.
Procurar ajuda para esta leitura é muito importante, pois a Bíblia a principio pode se mostrar desafiadora como diz o autor, e profunda. Por isso é importante buscar orientação para sua leitura. Seja em uma igreja, em um grupo de estudos ou em um livro devocional. Busque ajuda onde a Bíblia é estudada e vivida, para que você possa aprender a enxergar tudo o que este livro pode ter para a sua vida.
Alguns livros que passam por nossas mãos são entretenimento, nos divertem por alguns momentos e depois se vão, outros são didáticos, nos ensinam e também se vão ao final da lição, a Bíblia não. Ela é um livro vivo, que assim como nós está em constante ação, flui como água de fonte pura, assim ela é, inesgotável em seus ensinamentos. Portanto devemos ter nela um compromisso de leitura interminável, inabalável e insubstituível. Capaz de nos ensinar e nos acompanhar em diferentes momentos, fases e idades de nossa vida, sem jamais estar desatualizada ou concluída sua leitura.
Devemos encontrar na Bíblia o alicerce de nosso discernimento, a estrutura base para definirmos nossa conduta, e praticá-la incansavelmente. Nela temos fonte para o recomeço quando esmorecemos, temos o perdão para seguir após o erro, e a palavra de ânimo para os momentos de aflição. Assim como o canto para o festejo da vitória, e a paz que segue uma batalha.
Devemos não apenas ler a Bíblia, mas praticá-la como agente transformador de nossas vidas, nossos casamentos, nossos lares. Com o passar do tempo e o hábito de ter na Bíblia nosso guia de conduta, a mudança em nós será tão forte e tão profunda, que tudo a nossa volta corresponderá a isso. Seremos reais agentes da mudança que desejamos em nossas vidas, através de nós.

Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 


36º Desafio

O Amor é a Palavra de Deus

Adote o compromisso diário de ler a Bíblia. Busque ajuda de um livro devocional ou de um grupo de estudos ou de uma igreja para iniciar sua leitura.
Convide seu cônjuge a fazê-lo com você. Tenha este momento do dia reservado para ao lado do seu marido/esposa encontrarem na Bíblia ferramentas para construir um lar saudável e pleno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário