domingo, 2 de setembro de 2012

34º


34º Desafio

O Amor Celebra a Deus
[O amor] Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade.  1 Coríntios 13:6

O significado de “vida real” é um paradoxo que atinge diretamente todos os casamentos. Invariavelmente, de acordo com nossas crenças, religião, educação e modelos de casamento, imaginamos para este aspecto da nossa vida um cenário muito ideal sempre muito diferente daquele que teremos.
As diferenças de valores, histórias e crenças entre os cônjuges irão criar uma nova realidade. A grande dificuldade entretanto, é nestas diferenças estabelecer o equilíbrio necessário ao casamento. Para nele criar uma base para a formação de um novo núcleo familiar, com suas crenças, valores e historia.
Já vimos aqui, que são muitas as interferências externas que tentam, algumas vezes com sucesso, abalar a vida conjugal. Os valores sociais, nem sempre são coerentes aos valores que escolhemos para nossa vida matrimonial, e por vezes abalam nossas crenças e nos fazem questionar se o que temos vivido é o ideal.
Passamos a considerar que a atitude do marido da novela é mais adequada que a atitude do nosso marido, que a forma como a esposa do filme age é mais atraente do que a forma como nossa esposa age. Questionamos a qualidade da nossa “grama” em relação a sempre verde “grama do vizinho”.
A questão é que, enquanto nos deixamos influenciar por estes valores, deixamos de cuidar dos nossos, deixamos de zelar por nossa “grama”.
Neste desafio o autor nos fala sobre a atitude Cristã, como o valor que constantemente é atingido pela influencia externa em nossas vidas. Levando-nos a refletir sobre nossas responsabilidades na família, como esposas, maridos e pais. Líderes do nosso lar, não apenas financeiramente, mas principalmente espirituais.
Ele nos fala sobre valores que temos valorizado pouco na figura de nosso cônjuge, como seu comprometimento com o bem estar espiritual de sua família, com seu exemplo de honestidade, de apaziguador, de exemplo de caráter.
Temos nos alegrado das atitudes irrepreensíveis de nosso cônjuge? Temos nos regozijado na verdade da pessoa que ele/ela tem se tornado, crescendo, amadurecendo e melhorando como líder de nossa família?
O autor nos diz ainda que somos a pessoa de maior influencia na vida de nosso cônjuge, e nos pergunta se temos usado desta influencia para levá-lo ao seu crescimento espiritual. Ele nos assemelha ao papel do apóstolo Paulo, que se regozijava das vitorias das igrejas primitivas, celebrando seu crescimento como igreja. E nos diz que no casamento cabe-nos o mesmo papel.
Já aprendemos a nos alegrar com as conquistas e vitórias do nosso cônjuge. Agora está na hora de nos alegrarmos por seu crescimento espiritual, por honrar os valores que escolhemos para nossa família.

Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 


34º Desafio
O Amor Celebra a Deus

Celebre o crescimento espiritual do seu cônjuge.
Escolha um exemplo específico em que ele honrou os valores que vocês escolheram para o seu casamento, e elogie-o diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário