sexta-feira, 7 de setembro de 2012

40º


40º Desafio

O Amor é Uma Aliança
Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus .
Rute1:16

Contrato ou aliança???
Aos longos dos desafios vimos que a relação conjugal é a nossa mais importante relação. Que apenas no casamento nos tornamos uma só carne, e que a partir deste momento somos responsáveis pela saúde, proteção e felicidade desta união.
Mantermos este casamento como sonhamos e desejamos vai muito além de nossas capacidades românticas idealizadas, mas está diretamente relacionada a nossa capacidade de comprometimento, de responsabilidade e de consciência de nossos papeis como parte desta união.
Aqui mora a grande diferença entre nossa aliança conjugal e os contratos que firmamos em nossa vida secular.
Quando assinamos um contrato ele é planejado para nos dar possibilidades de “escape” de “proteção” de “rompimento” para o caso de uma das partes contrariar a outra em seus direitos, ou deixar de cumprir com seus deveres. Contratos são escritos por juristas prevendo discórdias futuras, ganhos unilaterais em casos de rompimento e punição da parte que errou. Contratos são feitos para o rompimento certo.
Alianças não. Deus criou a aliança como prova da perenidade de sua palavra. Deus não faz contratos, ele faz alianças. Assim como fez com Noé, Abraão, Davi e muitos outros. Alianças não têm clausulas, nem preveem rompimentos, alianças são eternas, e suas características são de total comprometimento.
O símbolo do casamento é a aliança por representar fisicamente todo o aspecto divino da aliança. Inquebrável, infinita e perfeita.
Assim são as alianças. Elas não tem clausulas que dizem o que acontece se o outro errar, alianças se baseiam no compromisso pessoal que você fez ao se casar. A aliança não enumera esforços e providencias, ela emprega todos os recursos em prol da promessa “... até que a morte nos separe”. A aliança se compromete total e integralmente.
Este é o 40º desafio, o último proposto pelo livro, mas o autor nos lembra que o desafio de viver uma vida conjugal plena, real, intima e de amor incondicional é diário e que durará para toda a vida.
Você chegou até aqui, aprendeu sobre o amor e seu verdadeiros significado agora o desafio é seguir adiante, transformando-se dia a dia, sempre comprometido com a aliança que tem com seu cônjuge.
 Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 

40º Desafio

O Amor é Uma Aliança

Ao se casar você escreveu votos de casamento?
Hoje o desafio nos convida a fazer novas promessas, talvez a apenas reforçar algumas já feitas, ou a acrescentar algumas, e em alguns casos a fazê-las pela primeira vez.
Faça por escrito. Entregue ao seu cônjuge. Se preferir, faça disso uma cerimônia, na presença de um ministro, de amigos e familiares.
Renove a aliança que você com seu cônjuge através deste gesto.

Encerramento
Chegamos ao último desafio.
Escrever sobre este desafio tem um significado muito grande pra mim. Ao longo dos 40 desafios, compartilhando-os um a um, o aprendizado transcendeu a área conjugal e operou mudanças em muitos outros aspectos da minha vida.
Esta é a segunda vez que faço o desafio, e hoje tenho certeza, de que estes 40 dias são um convite a conhecermo-nos melhor, e a definitivamente entendermos toda a amplitude do amor que temos como dom dado por Deus. Estes não são desafios que devem ser seguidos apenas e tão somente para salvar casamentos em crise. Estes desafios são ferramentas fortalecedoras, para o seu casamento esteja ele em que fase estiver. Ao fazer os desafios você entenderá que todos eles o trazem mais forte, mais maduro, mas pleno ao seu cônjuge, e a vida a dois que vocês sonharam, idealizaram e prometeram viver.
Transformar-se é a única e mais importante atitude para que possamos transformar tudo o mais a nossa volta. Este é o grande aprendizado obtido ao longo de O DESAFIO DE AMAR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário