segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vícios - Ameaça real a sua família


      

Antes de partirmos para o próximo desafio considerei a importância de falarmos um pouco mais sobre vícios e suas consequências no casamento.

Não são raros os relatos de casamentos destruídos pelo vício. Jogo, bebida, drogas. Estes são os mais comuns mas há ainda muitos outros vícios que se infiltram no casamento prometendo prazer imediato e aos poucos vão levando toda a saúde do relacionamento familiar ralo abaixo.  Destruindo o respeito entre esposas e maridos, pais e filhos.
Falar sobre o quanto todos estes vícios são perigosos e por vezes fatais seria “chover no molhado” como reza o ditado popular. Então trago este post para falar sobre como sobreviver  e até sobre como vencer o vício e recuperar a saúde de uma família doente por sua presença.

São muitos os meios de tratamento disponíveis para os viciados, seja o vício qual for, é possível encontrar tratamento clinico e os grupos de apoio psicológico, que historicamente têm demonstrado grande importância e eficácia na recuperação de viciados.

Mas e as famílias? E quando o viciado não quer se tratar, o que os familiares devem fazer???

Antes de mais nada, é importante entender que não apenas o viciado, mas todos estão doentes. O viciado é, na maioria das vezes, a porta de entrada da doença na família, mas uma vez ela tendo entrado, todo o lar está comprometido, todos precisam de ajuda.

Depois de entender que todos sofremos diante de um ente viciado, há um importante principio que é usado por grupos de apoio e que citarei aqui.

EU NÃO CAUSEI O VÍCIO. EU NÃO POSSO CONTROLÁ-LO. EU NÃO POSSO CURÁ-LO.
Este é o principio dos 3 C’s do Al-Anon (grupo para familiares e amigos de alcoólicos)

Eu posso procurar ajuda, e posso me tornar mais forte e saudável para conviver com meu familiar viciado e ajudá-lo a, se ele desejar, buscar ajuda e se curar deste vício.

São muitos os grupos de apoio disponíveis no Brasil, e diversos os vícios tratados por eles.
Acesse a página GRUPOS DE APOIO e encontre o grupo que o ajudará a vencer o vício que tem ferido seu lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário