segunda-feira, 3 de setembro de 2012

35º


35º Desafio

O Amor Presta Contas
Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros. Provérbios 15:22

“Diz-me com quem andas e te direi quem és.”
Minha mãe sempre usou esta frase para falar a mim e a minha irmã sobre a importância das boas companhias. Hoje ao ler o 35º desafio ela me veio claramente como uma guia de conduta em todos os nossos relacionamentos.
Lembro-me de algumas amizades que tive em minha “solteirice” e a rapidez com que elas sumiram logo que eu me tornei uma mulher casada. Não que fossem má companhia, é que simplesmente não compartilhávamos mais alguns assuntos, interesses, necessidades, vidas. Tudo havia mudado.
O ser humano não é uma ilha, e isso não muda quando ele se casa. Ainda que sejamos uma só carne, esta nova pessoa que nos tornamos tem necessidade de convivência. Tem necessidade da troca de experiências e aprendizados. É assim que o ser humano aprende, cresce, amadurece. E no casamento isto não é diferente.
Durante este desafio o autor nos fala sobre a importância de como casal termos casais amigos. Pessoas que compartilhes de nossa vida, que façam parte de nosso dia a dia. Que exerçam por vezes o papel de conselheiros, de ouvintes, de orientadores sobre nossa vida conjugal.
Ele não se refere a sacerdotes, embora em diversas religiões, de forma geral eles exerçam fundamental papel no aconselhamento de nossa conduta, seja pessoal, moral ou conjugal. Aqui falamos especialmente sobre a importância da companhia de outros casais.
A importância de estarmos em contato com pessoas que assim como nós vivem os desafios diários da vida conjugal, pessoas que possam ser conselheiras experientes, por saberem como nos sentimos e por poderem olhar por outro prima a situação em que estamos.
Ter alguém de confiança com quem possamos falar sobre nossos receios, erros, medos e também vitórias, pessoas que por viverem semelhante momento em suas vidas possam nos ajudar a seguir adiante.
É importante para a saúde conjugal ter amigos comuns, amigos com quem compartilhar os mais variados momentos da vida conjugal.
O autor nos lembra que todos precisamos de conselhos sábios ao longo de nossas vidas, e apenas os tolos ignoram esta necessidade. Se podemos aprender com pessoas mais experientes, se podemos aprender com os erros dos outros, porque condenar nosso casamento a ignorância?

Fonte:  Livro O Desafio de Amar – Editora BV Films 


35º Desafio

O Amor Presta Contas

O isolamento do casal socialmente pode ser um inimigo do casamento, e a vida social individual, dentro do casamento também.
Seu casamento conta com amigos conselheiros? Busque ter um conselheiro experiente sobre a vida conjugal. Tenha nele um amigo fiel, honesto e amoroso para falar a você sempre que o aconselhamento for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário