segunda-feira, 9 de abril de 2012

Vícios - Ameaça real a sua família


      

Antes de partirmos para o próximo desafio considerei a importância de falarmos um pouco mais sobre vícios e suas consequências no casamento.

Não são raros os relatos de casamentos destruídos pelo vício. Jogo, bebida, drogas. Estes são os mais comuns mas há ainda muitos outros vícios que se infiltram no casamento prometendo prazer imediato e aos poucos vão levando toda a saúde do relacionamento familiar ralo abaixo.  Destruindo o respeito entre esposas e maridos, pais e filhos.
Falar sobre o quanto todos estes vícios são perigosos e por vezes fatais seria “chover no molhado” como reza o ditado popular. Então trago este post para falar sobre como sobreviver  e até sobre como vencer o vício e recuperar a saúde de uma família doente por sua presença.

São muitos os meios de tratamento disponíveis para os viciados, seja o vício qual for, é possível encontrar tratamento clinico e os grupos de apoio psicológico, que historicamente têm demonstrado grande importância e eficácia na recuperação de viciados.

Mas e as famílias? E quando o viciado não quer se tratar, o que os familiares devem fazer???

Antes de mais nada, é importante entender que não apenas o viciado, mas todos estão doentes. O viciado é, na maioria das vezes, a porta de entrada da doença na família, mas uma vez ela tendo entrado, todo o lar está comprometido, todos precisam de ajuda.

Depois de entender que todos sofremos diante de um ente viciado, há um importante principio que é usado por grupos de apoio e que citarei aqui.

EU NÃO CAUSEI O VÍCIO. EU NÃO POSSO CONTROLÁ-LO. EU NÃO POSSO CURÁ-LO.
Este é o principio dos 3 C’s do Al-Anon (grupo para familiares e amigos de alcoólicos)

Eu posso procurar ajuda, e posso me tornar mais forte e saudável para conviver com meu familiar viciado e ajudá-lo a, se ele desejar, buscar ajuda e se curar deste vício.

São muitos os grupos de apoio disponíveis no Brasil, e diversos os vícios tratados por eles.
Acesse a página GRUPOS DE APOIO e encontre o grupo que o ajudará a vencer o vício que tem ferido seu lar.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa pra dois




Encontrei essa imagem na internet, e me inspirei...
Que tal preparar um desse e surpreender seu cônjuge? Pode ser mais fácil do que parece. Vamos lá.


Você vai precisar de:


1 ovo de pascoa de aproximadamente 200g (você vai usar metade)
brigadeiros - receita aqui (se preferir compre bombons de cereja, ou licor, são redondinhos e pequenos como brigadeiros)
morangos limpos e fatiados (cerejas frescas inteiras também são ótima ideia)
leite condensado para regar (se preferir use calda de chocolate, ou licor)


Montagem:


A foto diz quase tudo.


Disponha os brigadeiros ou bombons no fundo do ovo, e os morangos ou cerejas.
Na hora de servir, coloque a calda escolhida ou o leite condensado.


Se for presentear, compre um saco de presente em celofane. Disponha delicadamente o ovo já decorado, e amarre com laço de fita da sua escolha.


Rapazes, este presente é fácil de fazer, e nas papelarias você encontra laços já prontos. E no supermercado você encontrará tudo para o recheio que mais agradará sua amada.


Meninas, que tal deliciar seu amado com seus dotes culinários, e caprichar no brigadeiro. Você também pode preparar beijinhos, ou ainda rechear o ovo com bolo gelado, e cobrir com chantilly e morangos...


A ideia é inovar e celebrar a páscoa a dois, com muito charme e amor.